Plano de Aula
Área de conhecimento: Geografia
Eixo temático: As paisagens urbanas e rurais, suas características e relações.
Ciclo: 2º ciclo
Série: 4º série
Tema: Observar as características entre uma cidade planejada e uma cidade não planejada.
Objetivos:
- Conhecer e compreender algumas das conseqüências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais.
- Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese a coleta e tratamento da informação, seja mediante fontes escritas ou imagéticas;
- Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.
Critérios de avaliação: Estabelecer algumas relações entre as ações da sociedade e suas conseqüências para o ambiente. Com esse tipo de avaliação o aluno Será capaz de saber quais serão as conseqüências que os atos não pensados, programados do homem dará ao meio ambiente, pois ao ver as diferenças entre uma cidade planejada e uma não planejada, será nítido o motivos de vários fenômenos que são ditos naturais mais não são.
Metodologia:
A aula se iniciará com a apresentação do mapa do Brasil por slides, onde o professor fará perguntas sobre as cidades planejadas do Brasil, se alguém sabe o que é uma cidade planejada?, se conhece alguma cidade planejada? (Duração:15 min)
Em seguida será mostrado às crianças slides de imagens, fotos de cidades planejadas, pedindo que eles mesmos apontem as diferenças entre as cidades mostradas e as cidades que elas conhecem que não são planejadas. O professor também vai expor a origem das cidades planejadas, por que algumas são planejadas e outras não. (20 min)
O critério de avaliação será um texto que eles irão produzir, onde farão um resumo das características das cidades planejadas, e citarão exemplos de algumas cidades brasileiras que foram planejadas. (25 min)
Referências
- Gestão ambiental urbana, diferente em cidades planejadas? O caso de três cidades brasileiras. Márcia de Andrade Mathieu e Neli Aparecida de Mello. <http://confins.revues.org/index5152.html>
- <http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://blog.cancaonova.com/palmas/files/2008/05/foto-3-15.jpg&imgrefurl=http://blog.cancaonova.com/palmas/arquidiocese-de-palmas-to/&usg=__xEt1ueGrgBss-a0vay-mRTXiJaw=&h=321&w=456&sz=43&hl=pt-BR&start=14&tbnid=6l5-MYjB5GT5yM:&tbnh=90&tbnw=128&prev=/images%3Fq%3Dcidades%2Bplanejadas%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR>
Na ponta do lápis.Cidades planejadas vencem as adversidadesdo interior e exibem ótimos padrões de vida. Silvio Ferraz.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia
Área de conhecimento: Geografia
Eixo temático: As paisagens urbanas e rurais, suas características e relações.
Ciclo: 2º ciclo
Série: 4º série
Tema: Observar as características entre uma cidade planejada e uma cidade não planejada.
Objetivos:
- Conhecer e compreender algumas das conseqüências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais.
- Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese a coleta e tratamento da informação, seja mediante fontes escritas ou imagéticas;
- Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.
Critérios de avaliação: Estabelecer algumas relações entre as ações da sociedade e suas conseqüências para o ambiente. Com esse tipo de avaliação o aluno Será capaz de saber quais serão as conseqüências que os atos não pensados, programados do homem dará ao meio ambiente, pois ao ver as diferenças entre uma cidade planejada e uma não planejada, será nítido o motivos de vários fenômenos que são ditos naturais mais não são.
Metodologia:
A aula se iniciará com a apresentação do mapa do Brasil por slides, onde o professor fará perguntas sobre as cidades planejadas do Brasil, se alguém sabe o que é uma cidade planejada?, se conhece alguma cidade planejada? (Duração:15 min)
Em seguida será mostrado às crianças slides de imagens, fotos de cidades planejadas, pedindo que eles mesmos apontem as diferenças entre as cidades mostradas e as cidades que elas conhecem que não são planejadas. O professor também vai expor a origem das cidades planejadas, por que algumas são planejadas e outras não. (20 min)
O critério de avaliação será um texto que eles irão produzir, onde farão um resumo das características das cidades planejadas, e citarão exemplos de algumas cidades brasileiras que foram planejadas. (25 min)
Referências
- Gestão ambiental urbana, diferente em cidades planejadas? O caso de três cidades brasileiras. Márcia de Andrade Mathieu e Neli Aparecida de Mello. <http://confins.revues.org/index5152.html>
- <http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://blog.cancaonova.com/palmas/files/2008/05/foto-3-15.jpg&imgrefurl=http://blog.cancaonova.com/palmas/arquidiocese-de-palmas-to/&usg=__xEt1ueGrgBss-a0vay-mRTXiJaw=&h=321&w=456&sz=43&hl=pt-BR&start=14&tbnid=6l5-MYjB5GT5yM:&tbnh=90&tbnw=128&prev=/images%3Fq%3Dcidades%2Bplanejadas%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR>
Na ponta do lápis.Cidades planejadas vencem as adversidadesdo interior e exibem ótimos padrões de vida. Silvio Ferraz.
Gostei do Blog e da aula. Bem criativa! Em "Critério de Avaliação" ficaria interessante colocar a capacidade do aluno distinguir os benefícios de se planejar a apropriação urbana do lugar.
ResponderExcluirUm abraço da Prof. Niminon